sexta-feira, 19 de junho de 2009

O fascínio por São Jorge


por Pedro Rocha


Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge. Para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, (..) e nem pensamentos eles possam ter para me fazerem mal.” As palavras da oração do santo exaltam sua natureza guerreira e seus devotos tomam esse atributo para suas próprias vidas, sempre pedindo proteção.

A enfermeira Fernanda Marques, que é devota desde os 12 anos, comenta sua dedicação: “Quando me perguntam se sou espírita, eu digo que sou São Jorge, tamanho é o amor que tenho por ele. Vou à igreja, sempre rezo e faço pedidos que na maioria das vezes são atendidos”.

A imagem de São Jorge montado em um cavalo lutando contra um dragão representa a batalha entre bem e mal. Os fiéis do santo se espelham nesse perfil que, segundo a crença religiosa, lhes dá conforto e força para vencer problemas e dificuldades diárias.

Muitos são os devotos do guerreiro. Entre eles estão Zeca Pagodinho, Jorge Benjor e Jorge Babu, autor da lei que institui o dia 23 de abril como feriado de São Jorge. A execução de músicas que exaltam o santo ajuda na propagação dos valores que acompanham sua imagem.

Ogum e o sincretismo

No espiritismo também há o sincretismo com o orixá Ogum, que domina os metais e a guerra. Na umbanda, a cor do santo é vermelha e faz referência ao sangue e à guerra. Já no candomblé a cor é azul, devido ao fogo que Ogum usava para forjar suas armas e ferramentas.

Seja qual for a corrente espírita, São Jorge e Ogum são venerados por todos os seus devotos, como forma de agradecimento e admiração.



Fonte: http://miliotti.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário